O que diz a Bíblia sobre: Compaixão
A Bíblia ensina que a compaixão é um dos valores mais importantes para os cristãos. No livro de Colossenses 3:12, é dito: “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão”. Isso mostra a importância de demonstrar compaixão para com os outros, seguindo o exemplo de Jesus Cristo.
A compaixão de Jesus
Jesus é frequentemente descrito como alguém cheio de compaixão. Em Mateus 9:36, é dito que “Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor”. Isso mostra como Jesus se importava com o sofrimento das pessoas ao seu redor e agia para ajudá-las.
Compaixão como mandamento
Em várias passagens da Bíblia, a compaixão é apresentada como um mandamento divino. Em Efésios 4:32, por exemplo, é dito: “Antes, sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. Isso mostra que a compaixão é uma atitude que os cristãos devem cultivar em seu dia a dia.
Exemplos de compaixão na Bíblia
A Bíblia está repleta de exemplos de compaixão. Um dos mais conhecidos é a parábola do bom samaritano, presente em Lucas 10:25-37. Nessa história, um samaritano demonstra compaixão ao ajudar um homem ferido à beira da estrada, enquanto outros passam sem prestar socorro. Esse relato mostra a importância de agir com compaixão para com o próximo.
Recompensas da compaixão
A Bíblia também fala sobre as recompensas da compaixão. Em Provérbios 19:17, é dito: “Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício”. Isso mostra que Deus valoriza a compaixão e recompensa aqueles que a praticam, tanto nesta vida quanto na vida eterna.